27 de janeiro de 2009

A Índia é aqui



Tenho lido sobre a novela que está no ar no Brasil, que usa a temática indiana como pano de fundo e tem ainda uma personagem viciada na vida virtual, entre outras personagens que usarão a internet em seus relacionamentos durante o desenrolar da trama.
Ainda não pude assistir na TV, mas vi alguns trechos na globo.com e no youtube para ter uma idéia de como tudo isso está sendo mostrado. Conheço indianos na vida real e sei que a existem muitas imagens pré-concebidas (pra não dizer "preconceito") à respeito da cultura e também uma aura exótica que atrai alguns.
Mas o que me impressiona não é isso e sim como uma novela pode influenciar tanto o público brasileiro. Ontem, nas minhas paradas obrigatórias no SL, encontrei alguns avatares em ilhas brasileiras usando saris! Tá bom, já era esperado, já imaginava que fosse presenciar esse tipo de coisa e até aí nada de errado - existem sims e lojas indianas belíssimas no Second Life - mas em quase 2 anos nunca tinha visto um avatar brasileiro caracterizado assim. É a moda...
Ontem também uma amiga comentou comigo que no restaurante indiano que ela frequenta há alguns anos, que costuma ser um reduto de Hare Krishnas e apreciadores de comidas exóticas, estava lotado com fila de espera. Coisa rara.
Por aí dá pra ter uma idéia do efeito que uma novela causa em nosso povo. Uns aderem 100% e outros irão rejeitar com toda força. Fico imaginando o que vai ser abordado sobre a "vida virtual" da personagem, confesso que fico até com medo! No mínimo vai ser um avatar tipo mulher melancia, com encontros super quentes na vida virtual, enquanto na vida real é alguém cheia de inseguranças, solitária, aparentemente sem muitos atrativos. No mínimo vai conhecer alguém no mundo virtual e vai se decepcionar. Ou vai mudar sua vida, porque meio-termo não dá ibope. Ahhhh esteriótipos....
Tenho notado um aumento no número de noobs chegando, novatos mesmo, sem noção nenhuma. Imagina a avalanche que teremos em breve, mesmo que não usem o nome "Second life", certamente em jornais, revistas, blogs e matérias de tv irão citar o Second Life como um ambiente similar ao mostrado na novela. Por um lado é bom, é uma forma de conhecer um pouco mais das possibilidades do mundo virtual. O que me deixa com receito é que isto as vezes gera uma repercussão negativa, especialmente quando se trata de SL, que é um mundo virtual bem complexo se comparado a outros.
A possibilidade do usuário ter total controle sobre o destino de seu avatar e a aparente falta de regras é percebido por alguns como "nada pra fazer", "é só pra zuar mesmo" ou "pode tudo". É difícil para um usuário iniciante ter idéia das possibilidades e de como certas atitudes podem ser ruins para ele mesmo. É necessário um tempo de experiência e vivência para saber como aproveitar a liberdade que o SL proporciona. Colocar a direção nas mãos de um usuário imaturo e imediatista - com a média dos usuários brazucas que têm chegado - pode ser desastroso. Outro fator que pode influenciar de forma negativa são os requisitos técnicos exigidos para uma boa experiência no SL. A grande maioria dos novatos que converso dizem que os gráficos do SL são "toscos", que até The Sims tem gráficos melhores... Até explicar que focinho de porco não é tomada leva tempo e paciência. Explicar que cada um personaliza seu ambiente, que são os usuários que constróem tudo e que a forma como ele visualiza cada lugar depende da placa de vídeo dele é mais difícil do que ensinar grego. É informação demais para alguém que entrou só por curiosidade! Sem contar na velha questão primeira X segunda vida. Em geral os usuários novatos não tem esta noção e já chegam querendo saber msn, orkut, nome verdadeiro, cor do cabelo, etc. Fazendo isso perdem o melhor da brincadeira, nem começaram e já estão desistindo.
Mas eu sou otimista, então prefiro esperar que essa novela traga também usuários criativos, talentosos e divertidos, como tantos que já temos em nossa comunidade. Que estes fiquem!
E que também aproveitem um pouco do que a Índia tem de bom, mas lembrem que nem tudo é fantasia e que, assim como nós, eles tem problemas seríssimos. Que isto sirva para uma auto-reflexão sobre nossa própria cultura e nossos próprios problemas. Será que é pedir demais?

Local da foto: Taste Of India
SLURL: http://slurl.com/secondlife/Odessa%20Charming/118/77/25

2 comentários:

Anônimo disse...

Mag! acho que eh pedir demais viu. Povo eh povo! vai chover neguinho enchendo o saco por causa da novela, quer apostar?

Anônimo disse...

Assim como milhares de avatares chegam todos os dias,outros milhares estão desistindo de jogar por vários motivos, vc pode ver isso pela quantidade de contas inativas, pessoas q muitas vezes ficam sem jogar e depois voltam ou não. Se vc digitar qualquer nome em procurar, vc verá que o tanto de membros que não jogam mais é impressiontante. Então os 954727 "usuarios" do mainlandbrasil é um dado impreciso.O SL veio pra ficar e não os usuários então não me preocupo com a quantidades de newbies brasileiros. Mas que realmente eles precisam se informar mais e ter um treinamento mais rigoroso é verdade. No entanto eu estou evitando certas ilhas principalmente as que tem camps.