30 de janeiro de 2009

Alô Kaizen, tá na hora de investir mais tempo em seus usuários!

Acho que todos que estão no SL há algum tempo já encontraram newbies pelo caminho, cheio de dúvidas e totalmente perdidos não é? E se tratando de brasileiros, quando você pergunta como ele chegou ali a resposta geralmente é "me cadastrei no mainland" ou "no site do jogo". E aí começa a saga do coitado, e muitas vezes a nossa também. Sem contar a quantidade absurda de menores que se cadastram usando uma data de nascimento falsa, e na primeira conversa a gente já descobre que é uma criança atrás do avatar. O que tem de criança entrando no SL brasileiro é impressionante. É triste porque temos que reportar. Triste porque geralmente temos que banir. Triste porque essa criançada toda poderia estar no teen grid, interagindo com outros da mesma idade.

Quando os usuários se cadastram e se logam pela primeira vez pela Kaizen, a quantidade de informações que recebem na ilha de orientação é muito pouca. É básica demais, sem contar que a maioria não lê o que está nos painéis e os Helpers distribuem algumas coisas para os avatares, que acabam voltando a atenção para achar os objetos recebidos em vez de continuarem a sequência do aprendizado. Aí resolvem procurar por "Brasil" e ao teleportar sobra para nós, frequentadores, lojistas, que geralmente estamos em nossas casas, lojas ou conversando com amigos, receber esse pessoal que chega com muitas dúvidas - ou achando que sabem tudo já no primeiro dia. Alô Kaizen, tá na hora de receber melhor seus usuários!

O número de newbies que têm aparecido nas ilhas brasilerias que frequento tem aumentado muito nos últimos meses e receber esse pessoal, respondendo perguntas básicas e reportando menores, acaba sendo cansativo. Eu faço isso voluntariamente há muito tempo, mas nos últimos meses está impossível. Em geral eles demandam muita atenção, pois não tem noção nenhuma de como se comportar, do que fazer e não fazer. Sinceramente, isto seria tarefa para o pessoal da Kaizen, receber seus usuários, ensinar, explicar algumas regras básicas, talvez até bloquear o teleporte nos primeiros dias de vida, ou até que completem algum tipo de treinamento ou algo parecido. E não adianta ter helpers nas ilhas brasileiras, não é obrigação de nenhum state owner manter helpers disponíveis, pois estas são ilhas particulares que nada tem haver com orientation islands.

Alguns chegam achando que sabem tudo, alguns tem facilidade em se movimentar e voar, vasculhar o inventário, mas não sabem como abordar outros avatares. Outros são imaturos demais, crianças demais, enfim, seria preciso um filtro anterior para que esse pessoal fosse informado antes de sair explorando a Lindenésia, seria melhor para todos, inclusive para os novatos. Talvez a comunidade brasileira não tivesse essa imagem tão ruim se houvesse um treinamento inicial para esse pessoal, que chega perdido, continua perdido e mesmo depois de muito tempo, quando já deveriam ter se dado conta que o SL pode ser muita coisa boa e só depende deles, ainda continuam sem rumo e só engrossam a massa que fez dos brasileiros uma das comunidades mais odiadas dentro do SL.

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