21 de janeiro de 2009

Linden Lab compra Xstreet e fecha Shop OnRez



Ao abrir meu e-mail hoje, vejo a novidade: Linden Lab welcomes Xstreet SL merchants and shoppers! Já tinha lido rumores sobre a aquisição do site em blogs estrangeiros, mas agora é oficial. Além disso, menos comentada foi a aquisição do shop OnRez - que será fechado para a tristeza de quem vos escreve. Agora resta saber como isso irá afetar nossa vidinha de residentes da Lindenésia.

Pra quem ainda não conhece, o Xstreet (antes chamado de SL Exchange) e o OnRez (antes chamado de SL Boutique) são sites de comércio eletrônico onde os residentes podem vender e comprar produtos, comprar lindens, anunciar terrenos, etc. Foram criados e administrados por residentes, agora são propriedade da LL.

A idéia desses sites é ótima, pois é bem mais fácil encontrar um produto específico usando a busca do site do que usar a busca do client, que deixa muito a desejar, pois o cadastro de palavras-chave não existe e o resultado da busca é apresentado de acordo com as palavras do texto do anúncio. Além disso a "relevância" nos classificados é pelo valor pago por cada anúncio semanal. Ou seja, mesmo que uma loja não venda skins, por exemplo, se ela pagar por um anúncio e colocar a palavra "skin" na descrição, o resultado da busca por skins não trará resultados verdadeiros, pois irá listar um loja que não vende tal produto. E isso é muito, mas muito comum mesmo nos classificados. Como não compensa colocar um anúncio para cada produto, é quase impossível achar um produto específico pelos classificados do client.

Já no site Xstreet, apesar de existirem diversas opções de anúncios pagos, é possível listar cada produto individualmente sem pagar nada por isso, só pagando uma comissão de 5% sobre o valor da venda. E para quem busca por produtos, é fácil encontrar um item mesmo que ele não tenha um anúncio pago, basta que as informações sobre o produto estejam completas e na categoria mais adequada para que ele seja listado corretamente.

Outro site no mesmo formato é o OnRez (chamado de SL Boutique no início). Este é ainda melhor em termos de busca, pois é possível cadastrar tags para a loja e para cada produto individualmente. Além disso, o site não cobra comissão sobre vendas, o que é um ótimo negócio para o lojista. Porém, INFELIZMENTE este site será desativado em fevereiro (provavelmente ficaram com o Xtreet pelo número de usuários e lojistas ativos, certamente muito maior que o OnRez). Pessoalmente, prefiro o OnRez em vários pontos, desde a interface, a personalização, o gerenciamento de contas, as opções de anúncios e espero que alguns pontos positivos do OnRez sejam implementados no Xtreet.

Outro recurso interessante em ambos os sites são os reviews e ratings. Ao comprar um produto você pode fazer um review e dar uma nota de 1 a 5. A longo prazo isto é muito bom para quem compra, pois você pode ter uma noção sobre a qualidade do produto, e para quem vende é um termômetro de aceitação daquele produto. E ainda há a possibilidade de comprar um produto e enviar como presente para outro residente, mesmo items no transfer. Isso numa loja in world é bem chatinho de fazer e muito confuso para quem está comprando.

Com esta aquisição, acredito que futuramente será mais fácil encontrar produtos, comparar preços e verificar o criador diretamente pelo client do SL. Além disso é possível que o tráfego nas lojas menos conhecidas também aumente, pois se o anúncio estiver integrado ao client será possível um teleport direto para a loja que vende aquele produto. Outra mudança positiva, acredito eu, deve ser a integração dos logins. Hoje é necessário ter um login no Xstreet e outro no SL. O processo de verificação dos usuários e os depósitos de lindens são meio trabalhosos para um usuário iniciante, além disso é mais uma senha para ser lembrada. Com a integração do site ao SL isso deverá ser bem mais simples.

Fiquei sabendo de uma iniciativa de residentes brasileiros de um site semelhante, porém não sei se depois disso irá valer a pena dispender tempo e energia em algo que já vai estar integrado ao SL (e com versão em português).

Ah, outra coisa que ainda não sei como irá ficar, mas vou pesquisar a respeito... será que a LL irá continuar cobrando comissão sobre a venda dos produtos criados pelos seus usuários? Que a comissão fosse cobrada pelos antigos donos do site que fizeram e cuidavam de tudo, ok, nada mais justo. Mas a LL ganhando também sobre as criações dos residentes? Bom, logo iremos descobrir.

Nenhum comentário: